Estamos a aproximar-nos do Natal e do fim deste ano caótico, e estas costumam ser alturas em que a sua mesa está rodeada de doces que parecem não acabar, não é verdade? E o problema é que não falamos apenas dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e do 1 de janeiro… Sabemos que entre o Natal e o fim de ano, há muitas sobras de doces de Natal e o mesmo acontece após a passagem de ano, por isso acabamos por alongar os excessos alimentares a algumas semanas!
Ainda que seja uma ótima altura para descomprimir e aproveitar para comer muita “comfort food”, deve também fazê-lo com consciência e com especial atenção aos excessos. Sabemos que 2020 não foi nada fácil e será, certamente, mais um motivo para se deixar levar por todas as coisas boas da vida, que também passarão pelas comidas e bebidas que ingerimos - doces, salgados e claro, um bom champanhe para entrar em 2021 em grande!
Mas, calma! A solução não passa, de todo, por não comer qualquer tipo de doce. O segredo está na moderação. É nesse sentido que lhe trazemos alguns truques milagrosos, que vão ajudá-la a manter o peso, sem perder a diversão de usufruir da panóplia de doces. Fique então com as nossas sugestões:
- As entradas são também parte desta época festiva e queremos propor-lhe uma substituição de aperitivos: coma frutos secos naturais, como nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, pinhões e outros, ao invés de salgados - como aqueles cajus ótimos - e doces de entrada, e evite assim a ingestão de sal e açúcar.
- Copa sopa antes das refeições: a sopa tem a vantagem de saciar a nossa fome e quando passamos ao prato principal, tendemos a comer menos, o que é ótimo para a redução de calorias;
- Não vá para a noite de consoada esfomeado! O que muitas vezes acontece é que, com todos os preparativos, acaba por não guardar tempo para parar um bocado e alimentar-se! Não cometa esse erro, caso contrário vai comer muito mais ao jantar. Faça refeições leves ao longo do dia e voilá!
- Coma hortícolas: há muitas pessoas que ainda não têm o hábito de acompanhar as refeições com estes poderosos alimentos, mas a verdade é que ajudam a que a sua alimentação seja mais saudável e ao mesmo tempo a que não recorra tanto às outras comidas;
- Coma devagar e saboreie a comida: tente comer com calma, aproveitando para assimilar cada sabor. Mastigar a comida é muito importante para a manutenção do peso corporal.
- Se come bacalhau no dia de consoada, opte por bacalhau cozido com legumes e não pelo bacalhau espiritual ou com natas. O bacalhau cozido é muito menos calórico!
- Evite petiscar várias vezes durante a noite: este é outro dos males, quando estamos a meio da noite e nos apetece uma fatia dourada e passado um bocado vamos comer mousse de chocolate e antes de ir para a cama, ainda vamos dar um salto aos sonhos que têm tão bom aspeto. Evite comer tantas vezes por gula!
- Reformule a receita das suas sobremesas! Há receitas de doces típicos que podem ser adaptadas, de modo a que fiquem mais saudáveis e menos calóricas, usando alternativas ao açúcar, por exemplo. Espreite a receita de rabanadas que publicámos no nosso Instagram e delicie-se.
- Faça menos sobremesas: normalmente o que acontece é que são tantos os doces, que acaba por sobrar uma quantidade considerável de comida para os dias que se seguem, o que não ajuda a que evite a ingestão de calorias.
- Não se esqueça de beber água: esta também é uma altura em que pode haver a tendência de exceder o nosso consumo de bebidas refrigeradas ou alcoólicas, por isso é importante que vá bebendo água e hidratando o seu corpo.
- Aproveite para fazer caminhadas! Com a pandemia, até é bom que opte mais por atividades ao ar livre, se estiver com outras pessoas. Junte a família que tem por perto e divirtam-se! Não se esqueça dos seus melhores amigos nesta altura - a máscara e o gel desinfetante.
- Aproveite esta época de tanto rebuliço para fazer jogos em família que impliquem movimento! Há jogos de tabuleiro que exigem muitas atividades, como a mímica, por exemplo. Também a fazer tarefas domésticas estará a movimentar-se e a perder calorias, por isso nem tudo é mau!
Caso se exceda demasiado durante esta época natalícia, pode e deve “redimir-se” nos dias seguintes. Como?
- Pratique exercício físico: sabemos que os ginásios estão sempre cheios no início de um novo ano, por que será? Mas nesta altura atípica que vivemos, evite grandes aglomerados e opte por correr num parque ou fazer outro tipo de exercício ao ar livre ou mesmo em sua casa.
- Hidrate-se: este conselho é sempre fundamental e depois de grandes excessos, deve mesmo beber muita água ou chás.
- Faça várias refeições ao dia e tome especial atenção ao seu pequeno almoço, que muitas vezes é descurado, mas que é, na realidade, uma das refeições mais importantes do nosso dia.
Tenha uma época festiva muito feliz e saudável! Em 2021, continue a cuidar de si, na nossa companhia.